terça-feira, 17 de setembro de 2013

Rock in Rio 2013: hora de começar para valer

Quem gosta de rock quer ver rock. O resto é resto. Mais do que uma visão radical, é a mais pura verdade. Quinta-feira agora, finalmente, começam no Rock in Rio as atrações que os rockeiros tanto esperam. Sim, o público é totalmente diverso do que o que esteve no final de semana anterior - quase que totalmente dedicado ao pop. Vamos às diferenças:

Expectativa. Meses ou até anos antes de o festival começar, os rockeiros especulam o que a banda vai tocar. Investigam. Pesquisam. Sabem de cor e salteado o setlist. E ficam indignados se um ou outro hit falta. Entretanto, também sabem reconhecer se o presente vem em forma de uma canção antiga ou inesperada. Alguns fãs de pop podem ter esse perfil, mas, normalmente, resolvem ir a um show mais pela bagunça do que propriamente pela música. Normal, afinal no dia a dia são assim, já que se denominam ecléticos.

Paixão. Sentimento recorrente quando se fala de música em geral. Claro que cada ouvinte puxa para o seu lado. Mas, sem ser política, penso que o pop é legal, o público dança, se diverte e pronto. Já quem curte rock tem características particulares: ouve todo dia, quer saber mais sobre o artista, não só sobre o último disco lançado; ao contrário, corre atrás de tudo o que puder sugar sobre ele, compra discos antigos, coleciona DVDs, livros, etc. E mais: uma das grandes graças de gostar desse estilo é discutir, analisar, comparar músicas. Enfim, o rock exige dedicação.

Estilo. Acho engraçado quando leio que o festival terá agora um mar de camisetas pretas. Nossa! É o básico que se espera do público em um show de rock que se preze. É como se fosse um uniforme, diferentemente dos dias pop nos quais as cores e brilhos predominam. Que fique claro: acho bonito, mas obviamente não em um show de rock, onde, sim, preto se mistura às tachas, correntes, botas, couro e cia. Tudo bem, afinal, é "o" dia de usar isso.

Entrega. Cantores e bandas pop têm fãs, muitos fãs. Como disse anteriormente, são legais. Mas infinitamente não dá para comparar com os que adoram rock. A entrega desses é definitiva. Não interessa chuva, calor, tumulto... O importante é apreciar e participar do show. Sair de lá com a sensação de que foi o melhor da sua vida. Como fã de rock, sei que todos os três dias que vêm por aí serão inesquecíveis, especialmente pela entrega.

                                




3 comentários:

  1. Também tenho horror a esse ecleticismo que domina as masssas impúberes!

    ResponderExcluir
  2. Quem se considera é ecletico nao tem opiniao rs.

    ResponderExcluir