terça-feira, 17 de abril de 2012

Os gloriosos 80's para Def Leppard

Anos 80. Anos tão gloriosos para tantas bandas de hard rock que seria injusto citar somente os nomes principais. Algumas sobrevivem até hoje, tão boas quanto eram naquele período ou nem tanto; outras, infelizmente, após deixar seu nome na história, desapareceram.

Vamos falar de um grupo não tão popular, digamos assim, hoje em dia, mas que, nos mencionados 80's fez um sucesso imenso, cujas músicas principais alcançaram os topos das paradas à época, e que também foi considerada uma das hair bands

Def Leppard surgiu no final dos anos 70 e o seu primeiro disco foi lançado em 1980. Foi o terceiro (Pyromania, de 1983), no entanto, que conteve grandes êxitos comerciais, tais como Foolin, Photograph e Rock of ages. O próximo álbum, Hysteria, de1987, foi repleto de sucessos, entre os quais se destacam as lindas baladas Hysteria e Love bites e as agitadas Animal e Pour some sugar on me.

Geração MTV

Aqueles que viveram os anos 80 podem se lembrar como Def Leppard foi uma das bandas que mais teve os seus videoclipes veiculados nessa emissora. Muitos eram, inclusive, produções elaboradas, com roteiros e cenários ricos.

Nos anos 90, Def Leppard, embora na ativa, não prosseguiu o considerável êxito da década anterior, mas ofereceu bons trabalhos, como a bela balada When love & hate collide. Nos anos 2000, entretanto, conseguiu emplacar alguns hits, entre os quais mais uma canção lenta: Long, long way to go.

Baterista

Além dos sucessos citados acima, Def Leppard também é lembrada por algumas histórias trágicas envolvendo alguns dos seus músicos. A mais famosa é a do baterista Rick Allen, que, em 1984, perdeu, em um acidente de carro, um braço. Prova da sua força de vontade é que ele continuou tocando com o grupo, mesmo sem um dos membros superiores, e conseguiu que a bateria fosse um dos instrumentos-destaque do Def Leppard.

Hoje em dia, o grupo continua se apresentando, tocando canções "das antigas" e recentes. O  último disco que lançaram foi no ano passado - o ao vivo Mirror Ball (Live & More). 

Para saber todo o histórico da banda, veja a timeline publicada no seu site.

Agitada X Balada

Em um momento nostalgia, Shine and Rock relembra duas das mais famosas canções do grupo, respectivamente: Pour some sugar on me (um dos hinos do hard rock, repleto de riffs, solos de bateria e agudos do vocalista Joe Elliot) e a tranquila Hysteria (cujo videoclipe é uma mini-produção). Confira!






2 comentários:

  1. Anos 80 foi o auge do hard rock, e vídeo clipes também, depois que Michael Jackson abriu as portas do clipes, foi um show de clipes na MTV.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, a MTV deve muito ao Michael Jackson: ele foi um mestre!

    ResponderExcluir